A Secretaria da Fazenda disponibilizou a consulta ao número de veículos tributáveis e à estimativa de arrecadação do IPVA 2025 por município. A listagem permite saber quantos veículos deverão pagar o tributo em cada cidade e prever o valor destinado aos cofres estaduais e municipais. Vale lembrar que o montante apresentado no site é integral, sendo que 50% da arrecadação vai para o Estado e os outros 50% para o município onde o veículo foi registrado.
Para 2025, estima-se um total de 4,4 milhões de veículos tributáveis no Rio Grande do Sul. Porto Alegre concentra 472 mil deles, enquanto o restante está distribuído entre as cidades da Região Metropolitana e o interior do estado. O IPVA é uma fonte relevante para o financiamento de políticas públicas, sendo utilizado para a manutenção de rodovias estaduais, além de áreas como saúde, educação e segurança pública.
Pagamento antecipado e descontos
O pagamento antecipado do IPVA começa na quarta-feira, 11 de dezembro. Os motoristas que quitarem o tributo até 30 de dezembro terão um desconto de 6% pela antecipação e evitarão o reajuste pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), estimada em 4,63% pela inflação. Com isso, a economia total pode chegar a 10,63%.
Além disso, quem for elegível para os programas de descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão poderá acumular benefícios, alcançando até 28,13% de desconto ao obter todas as deduções máximas.
Outras opções de desconto em janeiro, fevereiro e março
Há ainda possibilidades de desconto para pagamentos realizados nos primeiros meses de 2025. A quitação até 31 de janeiro garante 6% de redução; até 28 de fevereiro, o desconto é de 3%; e até 31 de março, 1%.
Para esses casos, os valores já estarão ajustados pela variação da UPF. Motoristas que optarem por pagar no prazo final de vencimento, em 30 de abril, poderão contar apenas com os descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão, sem a redução por antecipação.
Comments